História

O município de Cumaru do Norte fica a 749 quilômetros de Belém, na região sudeste do Pará. Foi criado em 1991 e nasceu em torno de um garimpo, que surgiu na década de 80. Atraídos pela descoberta de ouro em uma fazenda, dezenas de homens vindos de várias partes do Estado e de outras regiões do País começaram a se fixar na região. A atividade garimpeira cresceu e a área onde hoje fica Cumaru do Norte ganhou uma pista de pouso e decolagem de táxis aéreos.

O crescimento da atividade atraiu olhares gananciosos para a região e foi preciso criar o Projeto Cumaru, que ficou sob a responsabilidade do Conselho de Segurança Nacional. O objetivo era acabar com o contrabando de ouro, dar assistência aos garimpeiros e evitar conflitos entre eles e os índios Kayapó. Assim, durante alguns anos a área foi controlada pelos militares do antigo Serviço Nacional de Informações (SNI) e pela Polícia Federal.

Enquanto isso, a garimpagem crescia, o pequeno povoado se desenvolvia em torno das famosas “currutelas” e os problemas sociais se agravaram. Foi então que surgiu o movimento de emancipação. Eram muitos os que queriam se desvincular do município de Ourilândia do Norte. O desejo de separação virou Projeto de Lei e o município foi criado através da Lei 5.710, de 27 de dezembro de 1991.

Gentílico: cumaruense ou cumaru-nortense

Cumaru do Norte é um município do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 07°49’30’’ sul e a uma longitude 50°46’22’’ oeste, estando a uma altitude de 299 metros. Sua população estimada em 2017 era de 13 093 habitantes. Possui uma área de 17156,79 km².

Acessibilidade