O “CADASTRO ÚNICO” é um instrumento do Governo Federal que visa identificar todas as famílias de baixa renda do Brasil. Por meio do Cadastro Único são coletadas várias informações sobre as famílias. Por meio desse sistema é possível fazer a seleção de vários dos benefícios do Governo Federal, do Governo Estadual e do Governo Municipal, se baseando na renda per capita familiar declarada. A gestão do programa envolve a esfera federal, estadual e municipal, sendo o último responsável direto pelo cadastramento e atendimento ao público. Para atualizar os dados de cadastro, basta procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
Podem se cadastrar no sistema, famílias que recebem até meio salário mínimo per capita ou que ganha até três salários mínimos somando todos os integrantes familiares, entretanto, pode haver inclusão de famílias que não se enquadram nesse critério para finalidades específicas dos municípios, dos estados ou da federação.
A novidade é que agora os usuários do cadastro único podem acessar um resumo de informações cadastrais na internet, tais como, número do NIS, se o cadastro realmente está atualizado e sobre o comprovante de cadastramento.
Basta acessar: www.mds.gov.br/consultacidadao
Publicado por: Leticia S. Nascimento
TERÇA, 25 DE JUNHO DE 2019