Uma caminhada pelas ruas e avenidas de Cumaru do Norte, lembrou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), na manhã desta última sexta-feira, 17 de maio.
Durante a caminhada, prefeita municipal, alunos, professores, secretários municipais, presidente da câmara, coordenadora do CREAS, coordenadora do CRAS, servidores municipais, deram uma lição de amor, e assim pediram, através de faixas e cartazes maior atenção e união para combater atos de exploração e violência, ao mesmo tempo incentivaram a repreensão e a denúncia ao centro de atendimento – Disque 100.
Promovida pelo Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), através da Prefeitura Municipal de Cumaru do Norte, a caminhada contou com o apoio de entidades ligadas aos direitos da criança e adolescente, como o Conselho Tutelar, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Secretaria Municipal de Educação, Escolas Municipais e Igrejas locais. Com o tema: “Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, essa ação visa alertar e conscientizar a população para os índices de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes registrados e acompanhados pelo CREAS.
Segundo a secretária municipal de assistência social, Deusilene Feitosa, a questão da violência contra crianças e adolescentes é um problema mais sério do que podemos imaginar. “É uma questão muita séria e o nosso dever é proteger as crianças e os adolescentes. O que se nota hoje em dia, um problema muito grave que acontece, corriqueiramente, e em alguns casos onde pessoas que tinham por obrigação proteger essas crianças e adolescentes serem omissas em denunciar ou até mesmo algumas dessas pessoas cometerem o abuso”, comentou e destacou a importância em denunciar os casos de abuso às autoridades competentes.
A coordenadora do CREAS, Márcia Perolina, disse que o objetivo da caminhada é conscientizar e chamar a atenção da população cumaruense sobre a importância em denunciar esses casos que envolvem violência e abuso sexual, pois ações como essas proporcionam amparo para as crianças e adolescentes, por fim, agradeceu todos que participaram dessa ação e agradeceu a prefeita municipal, Cleusa Temponi, pelo empenho e dedicação para que tudo acontecesse.
A prefeita municipal, Cleusa Temponi, destacou que “Essa caminhada organizada pelo CREAS visa conscientizar a população para o compromisso em proteger as crianças e adolescentes e informar sobre a importância em denunciar qualquer tipo de abuso”. E agradeceu toda equipe da assistência social pelo sucesso da caminhada.
Rompendo o silêncio:
No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.
A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.
O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.
Todos podem contribuir para o combate ao abuso e exploração sexual denunciando casos por meio do disque 100, Conselho Tutelar e demais órgãos que fazem parte da rede de proteção infantojuvenil (CREAS, PM, Polícia Civil e Assistência Social).
A participação da sociedade é fundamental na defesa dos direitos da criança e do adolescente. Denuncie os casos de abuso e exploração sexual contra menores para o Disque 100 (Disque Denúncia Nacional da Secretaria dos Direitos Humanos).
Assessoria de Comunicação.
Publicado por: Leticia S. Nascimento
SEGUNDA, 20 DE MAIO DE 2019